Por que gelo queima? Entenda 


Assim como na exposição ao fogo ou a altas temperaturas, o contato prolongado da pele com gelo pode causar queimaduras graves. Nesta semana, três influenciadores sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus depois de ficarem com os pés imersos em um balde com gelo e sal grosso durante uma prova de um reality show.


⚠️ 🧊 🔥🧪Antes, vale definir um CONCEITO: queimadura é toda lesão no corpo (sobretudo na pele) causada pelo contato direto com uma fonte de calor ou frio. Essa fonte pode ser química, térmica ou mesmo elétrica.

Abaixo, nesta reportagem, entenda pontos como:


  • Toda queimadura na verdade é uma grande inflamação;

  • Frio contrai os vasos sanguíneos e pode também levar a um congelamento que rompe células e tecidos;

  • Rompimento leva a um processo inflamatório, com vermelhidão e formação de bolhas;

  • Uso do sal junto com o gelo pode intensificar os danos à pele.


Por que o gelo queima?

A aplicação de gelo na pele é uma prática comum quando se pretende aliviar uma dor localizada ou reduzir uma inflamação. Isso porque o frio contrai os vasos sanguíneos, auxiliando nesse tipo de tratamento.


Mas, justamente por essa propriedade, o uso excessivo do gelo pode causar problemas.


Armando Lobato, cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), explica que quando o gelo é aplicado diretamente sobre a pele por um período prolongado, pode causar o congelamento dos tecidos, levando a uma queimadura.


"Quando a pele fica em contato com o gelo por muito tempo, os vasos sanguíneos se contraem, reduzindo o fluxo sanguíneo para a área afetada. Isso pode resultar em danos aos tecidos e até mesmo em necrose se não for tratado adequadamente", alerta Lobato.


O cirurgião também comenta que a principal diferença entre uma queimadura com gelo e por calor está na forma como os tecidos da pele são afetados. "Enquanto as queimaduras por calor resultam da exposição a temperaturas elevadas, como fogo, líquido ou superfícies quentes, as com gelo são causadas por esse congelamento dos tecidos", analisa.


O coordenador do núcleo de dermatologia do Hospital Sírio-Libanês, Reinaldo Tovo, compara a exposição da pele a baixas temperaturas com o que ocorre quando congelamos um líquido.


"Quando você coloca uma garrafa de cerveja, por exemplo, no freezer, essa garrafa estoura. Imagine que 90% das nossas células são feitas de água. Se elas foram congeladas, elas também vão estourar", afirma.


Esse rompimento das células leva a um processo inflamatório, com vermelhidão e formação de bolhas – processo semelhante ao que ocorre em uma queimadura por calor.


Consequências da queimadura com gelo

Além do efeito superficial que causa na pele, a queimadura com gelo também pode ter um impacto mais significativo na circulação sanguínea.


Assim como na exposição ao fogo ou a altas temperaturas, o contato prolongado da pele com gelo pode causar queimadura graves



O cirurgião vascular Armando Lobato pontua que esse tipo de queimadura pode desencadear uma resposta inflamatória no corpo, o que afeta ainda mais a circulação.


"A inflamação pode estreitar os vasos sanguíneos e aumentar a viscosidade do sangue, dificultando o fluxo sanguíneo para a área afetada", explica.


Quanto mais profunda for a queimadura, maior o risco de feridas e até de necrose, quando o tecido morre devido à falta de oxigênio e nutrientes.


Outro problema que pode acontecer é uma reação conhecida como urticária ao frio. Reinaldo Tovo detalha que o efeito é similar a uma alergia, em que há coceira intensa, que pode se espalhar por todo o corpo e se agravar.


No caso dos influenciadores, outro ponto que pode ter agravado o quadro foi a mistura com sal no balde de gelo. Marcia Linhares, dermatologista titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta que o uso do sal pode intensificar os danos à pele.


"O sal diminui o ponto de congelamento da água, permitindo que o gelo fique mais frio do que o normal. Isso pode acelerar o processo de congelamento das células da pele e aumentar a gravidade da queimadura", afirma.


Tratamento da queimadura

Os especialistas comentam que é preciso agir rápido e de maneira cautelosa em casos de queimaduras com gelo, para que se evitem complicações graves.


Eles alertam que esse tipo de queimadura não pode ser subestimado, uma vez que mesmo não parecendo tão grave inicialmente, o quadro pode ficar sério caso não seja tratado de forma adequada.


🧊 Marcia Linhares, dermatologista da SBD, lista dez medidas fundamentais para o tratamento de queimaduras com gelo:


  1. Avalie a gravidade da queimadura: queimaduras de primeiro grau geralmente podem ser tratadas em casa, enquanto queimaduras de segundo grau ou mais podem exigir atenção médica;

  2. Aqueça a área afetada: se a pele ainda estiver fria ou congelada, reaqueça-a lentamente. O processo pode ser feito mergulhando a área afetada em água morna por 20 a 30 minutos. Evite o uso direto de fontes de calor, porque podem causar mais danos;

  3. Limpe a queimadura: lave suavemente a área com água fria e sabão neutro. Não esfregue a pele queimada;

  4. Aplique um creme ou pomada antibiótica: isso pode ajudar a prevenir infecções. Produtos com aloe vera também podem ser úteis para acalmar a pele;

  5. Cubra a queimadura: use um curativo estéril para proteger a área. Evite curativos adesivos, que podem grudar na pele. Troque o curativo diariamente ou conforme necessário;

  6. Alivie a dor: analgésicos como ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar a aliviar a dor e a reduzir a inflamação;

  7. Evite bolhas: caso haja a formação de bolhas, não as estoure. Bolhas intactas fornecem uma barreira natural contra infecções.

  8. Monitore a área: fique atento a sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço, pus ou febre. Se ocorrerem, procure atendimento médico.

  9. Hidrate-se: beber bastante água pode ajudar a pele a se recuperar.

  10. Procure um médico: se a queimadura for extensa, muito profunda ou se houver sinais de infecção, é importante procurar atendimento imediatamente. Queimaduras graves podem exigir tratamento especializado e acompanhamento.

(Com informações do G1)



#Artigo_Semanal_em_15_04_2024

GESTÃO MUNICIPAL NA EDUCAÇÃO, EM MARACANAÚ, É UM DESCASO ATÉ EM ESCOLA DE MODELO CÍVICO-MILITAR; POPULAÇÃO DETONA PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS, FICANDO EVIDENTE QUE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÁ UM CAOS, O QUE PODE TER EFEITO CONTRÁRIO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

Quando na gestão pública tem falta de empatia dos gestores, sempre será visto um tratamento desumano à disposição da população. Sempre as coisas vão ser feitas de um jeito que pode acontecer de uma ação colocada em prática, que parece ser um feito extraordinário, mas é praticada a antiética por uma gestão municipal, por exemplo, o que deveria ser muito benéfico para a população, se torna algo de muita indignação. Com a população sofrendo cada vez mais. Em Maracanaú, que a Educação Municipal há muito tempo é um caos, desde quando começou a ser disponibilizadas algumas escolas de Tempo Integral, a crítica da população é muito grande. Isso porque a condição das escolas é bastante precária. O que em vez dos estudantes terem um ensino de maior qualidade, o que se ver são estes passando por “maus bocados”. Ao ter que passar o dia na escola sem as mínimas condições para uma escola de Tempo Integral, segundo o MEC. NEM AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES QUE SE PENSA QUE SÃO EXCELENTES, EM MARACANAÚ PRESTA, SEGUNDO DENUNCIAS DA POPULAÇÃO NAS REDES SOCIAIS. Pois é! A população estar indignada com mais uma grande mentira da Prefeitura, que publicou recentemente uma notícia sobre a quarta escola Cívico-Militar que surgiu em Maracanaú. Pessoas que conhecem a realidade da escola, dizem que a escola não tem condição nenhuma para Tempo Integral: Que até a água tem gosto de lama; Não tem banheiros com uma condição necessária para os estudantes tomar banho; Não tem condições de realizar as atividades extraclasse que são necessárias em uma escola de Tempo Integral; O fardamento é de péssima qualidade e o tamanho não é do que estudantes deveriam ter; A alimentação deixa muito a desejar, e o estudante não pode levar uma melhor para a escola; Que tem profissionais recebendo salários só a cada 45 dias; Falta energia constantemente; e as salas são superlotadas e quentes. POR QUE PRATICAMENTE TUDO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MARACANAÚ NÃO É FEITO COMO DEVERIA? Então, nem as novas estratégias para que se melhore a educação escolar né? Como o Tempo Integral que o MEC estar buscando ampliar por  todo o País. Em Maracanaú, percebe-se que é por falta de capacidade do grupo político que está no poder. Além de falta de ética, falta empatia e há menosprezo para com a população. O que se vê são recursos públicos sendo gastos com uma imensidão de funcionários públicos que entraram por indicação (que muita gente mora fora e é ligada a políticos de outras cidades), gastos enormes com festas, futebol profissional e obras que não têm muita necessidade. Dessa forma, acaba faltando R$ milhões para ter escolas públicas com as devidas condições, prejudicando o direito das crianças de ter educação escolar com as condições que a Constituição de 1988 define. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários