Evitar as escapulidas dos felinos é um ato de amor e cuidado

Os gatos, por natureza, são animais exploradores, mas o acesso ao mundo afora pode trazer uma série de perigos para os bichanos



Atropelamento, envenenamento e maus-tratos são alguns dos riscos aos quais os gatos que têm acesso livre às ruas estão expostos. A maior chance de contrair doenças, brigar com outros gatos e comer lixo ou alimentos contaminados se somam aos perigos, que diminuem consideravelmente a expectativa de vida desses animais.


O veterinário Frederico do Vale comenta que as lesões causadas pelas brigas com outros gatos e até mesmo com cães também podem causar inflamações e infecções, além de machucados internos que podem passar despercebidos pelos tutores. Entre as doenças, Frederico destaca a leucemia felina (FeLV) e imunodeficiência felina (FIV), infecções virais transmitidas com bastante facilidade entre gatos.


A bióloga e veterinária Lara Beatriz de Miranda Belmonte acrescenta a contaminação por parasitas, como pulgas, carrapatos, vermes e fungos, além das infecções bacterianas. Quando não são vacinados, os riscos de contrair infecções são ainda maiores. Quando não são castrados, contribuem para o aumento no número de animais de rua e podem pegar infecções sexualmente transmissíveis.


"Além dos perigos para si mesmos, esses gatos podem oferecer riscos para outros animais, crianças ou adultos da mesma forma que os felinos que vivem nas ruas. Embora possam ser mais dóceis, diminuindo assim as chances de ataques, eles têm alto potencial transmissor de doenças, como a toxoplasmose, a leptospirose, a raiva e a esporotricose, por meio de arranhões, lambidas ou mordidas, devido a um fungo muito comum em gatos”, acrescenta Lara.


Quanto aos riscos de toxoplasmose, Frederico faz a ressalva de que, embora seja uma possibilidade, é mais difícil, uma vez que é necessário que o humano tenha contato direto com as fezes de um animal contaminado. “Se porventura a pessoa tiver contato com um gato de rua ou que tenha acesso a ela, é importante sempre lavar as mãos quando limpar as fezes, por exemplo.”


Para manter dentro de casa

A natureza exploradora dos gatos dificulta que eles fiquem restritos a um ambiente, mas existem maneiras de evitar, ou pelo menos diminuir, as fugas e os passeios. Lara indica que o ambiente em que o animal vive deve contemplar todas as suas necessidades básicas, como alimentação, espaço para as necessidades fisiológicas e brincadeiras e estímulos que o mantenham entretido.


Em apartamentos, as janelas devem ter grades ou redes de proteção, e a porta deve ser mantida fechada. Nesses casos, sem a proteção, há ainda o risco de quedas que podem resultar na morte ou em ferimentos graves.

(Com informações do Correio Braziliense)


#Artigo_Semanal_em_29_04_2024

REVOLTANTE! SUMIRAM 600 VAGAS DO EDITAL DA SELEÇÃO DO PROGRAMA QUALIFICA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, SEGUNDO OS CANDIDATOS, QUE A SELEÇÃO FOI NESTE DOMINGO (28) E A POPULAÇÃO REVOLTADA DETONA NAS REDES SOCIAIS, MAIS UMA ENROLADA NA CIDADE 

Quando, em ano de eleição, um grupo político apela para a realização de seleção pública para contratar funcionários, percebe-se que é uma atitude descarada com o objetivo de conquistar votos. Quando uma gestão municipal deixa muito a desejar na transparência e na forma de gerir, a população vai se deparar com algum ato antiético. Esse pode prejudicar muita gente. Porque quando um grupo político é acostumado praticar ações que atendem mais seus apoiadores e amigos só vai parar quando sair do poder. Em Maracanaú, para variar, mais uma vez a população que batalha muito para que seja praticada as leis na gestão municipal e também ter a oportunidade de fazer parte do quadro de servidores municipais se deparam com uma sacanagem maior ainda na seleção da  2a edição do Programa Qualifica, realizada pela a prefeitura para a contratação temporária de funcionários públicos. Que se não bastasse a baixíssima remuneração e a falta de direitos trabalhistas, os maracanauenses se sentem sacaneados com a redução de 600 vagas do total que foi ofertado pelo edital, segundo denuncias nas redes sociais. A população que já anda indignada com o Programa Qualifica, que parte da população chama de Desqualifica, esta dentre outras coisas diz em uma rede social da Prefeitura que as 600 vagas serão para as indicações políticas. Que passa a impressão de só ter sido informada no edital para a população se iludir com o número de vagas e se inscreverem, pois o grupo que está no poder acaba usando de forma desonesta uma numeração alta de participantes da seleção, principalmente quando é ano eleitoral. UM ABSURDO! EM CASOS PARECIDOS NOUTRAS CIDADES, A POPULAÇÃO REVOLTADA ENTRA NA JUSTIÇA, COMO TAMBÉM REALIZA PROTESTOS E CHAMA A IMPRENSA. Os maracanauenses podem fazer isso. Aproveita para denunciar também a desorganização, em que as pessoas só souberam o local de prova, alguns dias antes, e os links disponíveis na Internet não tinha o fácil acesso, como deveria ser. Que muitos candidatos podem ter sido prejudicados no dia da prova, correndo sério risco de não poder ter realizado o teste. Revoltante que coisa desse tipo ainda seja feita por um grupo político que vai completar 20 anos gerindo Maracanaú, e ainda não aprendeu a administrar, da forma devida. Ou continua sendo muito incompetente, e tendo falta de empatia para os mais de 200 mil habitantes de uma cidade que poe arrecadar muito não merece esse modelo de gestão que deixa muito a desejar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários