Dormir com ventilador ligado pode causar ou agravar doenças, diz especialista; veja como se proteger

Ressecamento das vias aéreas respiratórias e propagação de poeira e ácaros no ambiente estão entre as principais causas de problemas



Com as temperaturas atingindo altos índices, é muito comum recorrer ao ventilador durante a noite, para facilitar o sono. Contudo, essa prática tem sido apontada como uma possível causa de sintomas desconfortáveis ao acordar e, no pior dos casos, como agravante de problemas respiratórios pré-existentes.


Nadya Mambelli, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera, destaca uma das principais preocupações relacionadas a esse hábito: o ressecamento da região nasal e da garganta causado pelo fluxo constante de ar.


Isso porque a remoção da umidade natural das vias respiratórias pode levar a irritações, coceiras e, em casos mais graves, facilitar a entrada de agentes infecciosos. "Para aqueles que já sofrem de condições respiratórias, como rinite ou asma, o uso contínuo do ventilador pode agravar ainda mais os sintomas", apontou a especialista, em comunicado.


Outro ponto ressaltado por Nadya é a possível propagação de poeira e ácaros no ambiente. Afinal, ao mover o ar, o ventilador espalha partículas suspensas, o que pode desencadear alergias e problemas respiratórios, especialmente em pessoas mais sensíveis.


Como evitar problemas?

Como possíveis alternativas para dispensar o uso do ventilador, a especialista recomenda o uso de umidificadores de ar, além da escolha de roupas de cama e pijamas adequados. A combinação pode contribuir para criar um ambiente propício ao sono sem depender exclusivamente do ventilador. "Ao adotar essas precauções, é possível desfrutar de noites mais tranquilas, equilibrando o conforto térmico com a preservação da saúde respiratória", afirmou.


Agora, para aqueles que preferem continuar apostando no ventilador para aliviar o clima quente, o conselho é manter o aparelho sempre limpo, trocar regularmente os filtros e usar um umidificador no ambiente. É importante também sempre estar atento aos sintomas respiratórios e buscar orientação médica quando necessário.


A especialista também alerta que crianças podem ser sensíveis ao vento do ventilador, podendo experimentar dor de ouvido e câimbras musculares, sintomas que poucas pessoas relacionam ao vento. "Recomendo sempre umedecer uma toalha com água e algumas gotas de essência natural de lavanda, menta ou hortelã, pois proporcionam sensação de frescor e também auxiliam na imunidade", orientou Nadya.

(Com as informações do Terra.com)


#Artigo_Semanal_em_29_04_2024

REVOLTANTE! SUMIRAM 600 VAGAS DO EDITAL DA SELEÇÃO DO PROGRAMA QUALIFICA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, SEGUNDO OS CANDIDATOS, QUE A SELEÇÃO FOI NESTE DOMINGO (28) E A POPULAÇÃO REVOLTADA DETONA NAS REDES SOCIAIS, MAIS UMA ENROLADA NA CIDADE 

Quando, em ano de eleição, um grupo político apela para a realização de seleção pública para contratar funcionários, percebe-se que é uma atitude descarada com o objetivo de conquistar votos. Quando uma gestão municipal deixa muito a desejar na transparência e na forma de gerir, a população vai se deparar com algum ato antiético. Esse pode prejudicar muita gente. Porque quando um grupo político é acostumado praticar ações que atendem mais seus apoiadores e amigos só vai parar quando sair do poder. Em Maracanaú, para variar, mais uma vez a população que batalha muito para que seja praticada as leis na gestão municipal e também ter a oportunidade de fazer parte do quadro de servidores municipais se deparam com uma sacanagem maior ainda na seleção da  2a edição do Programa Qualifica, realizada pela a prefeitura para a contratação temporária de funcionários públicos. Que se não bastasse a baixíssima remuneração e a falta de direitos trabalhistas, os maracanauenses se sentem sacaneados com a redução de 600 vagas do total que foi ofertado pelo edital, segundo denuncias nas redes sociais. A população que já anda indignada com o Programa Qualifica, que parte da população chama de Desqualifica, esta dentre outras coisas diz em uma rede social da Prefeitura que as 600 vagas serão para as indicações políticas. Que passa a impressão de só ter sido informada no edital para a população se iludir com o número de vagas e se inscreverem, pois o grupo que está no poder acaba usando de forma desonesta uma numeração alta de participantes da seleção, principalmente quando é ano eleitoral. UM ABSURDO! EM CASOS PARECIDOS NOUTRAS CIDADES, A POPULAÇÃO REVOLTADA ENTRA NA JUSTIÇA, COMO TAMBÉM REALIZA PROTESTOS E CHAMA A IMPRENSA. Os maracanauenses podem fazer isso. Aproveita para denunciar também a desorganização, em que as pessoas só souberam o local de prova, alguns dias antes, e os links disponíveis na Internet não tinha o fácil acesso, como deveria ser. Que muitos candidatos podem ter sido prejudicados no dia da prova, correndo sério risco de não poder ter realizado o teste. Revoltante que coisa desse tipo ainda seja feita por um grupo político que vai completar 20 anos gerindo Maracanaú, e ainda não aprendeu a administrar, da forma devida. Ou continua sendo muito incompetente, e tendo falta de empatia para os mais de 200 mil habitantes de uma cidade que poe arrecadar muito não merece esse modelo de gestão que deixa muito a desejar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários