Concurso Nacional Unificado: veja como emitir cartão de confirmação, o que pode levar para a prova, tempo de permanência e mais

É bom começar a se organizar, para não cometer erros que podem até eliminar o candidato no dia da prova



A maior parte das vagas do Concurso Nacional Unificado é para ensino superior, com 5.948 postos. Os salários, em alguns casos, chegam a R$ 22.900. As vagas que exigem apenas o ensino médio são, no total, 692, todas concentradas no bloco 8 do processo seletivo, com remuneração a partir de R$ 3.700. Isso significa que há pouco mais de oito vagas para portadores de diploma universitário para cada uma de nível médio.


O engenheiro Lelber Barbosa, de 30 anos, usará seu diploma para concorrer a postos do bloco 7, de Gestão e Administração Pública. Os mais desejados, por ele, são de analistas técnicos do Ministério da Cultura ou do Ministério da Justiça — com vagas em Brasília, onde mora.

Mas o jovem não descarta outras chances e até se mudar para assumir uma cadeira como servidor público federal. Vai concorrer ao total de oito cargos através desta seleção. O Concurso Nacional Unificado, organizado pela Fundação Cesgranrio, traz esta vantagem.

— Eu já fazia outros concursos, normalmente na área de bancos. Já viajei para fazer prova de seleção no Rio de Janeiro. A proposta do CNU é inovadora então. O fato de fazer uma prova e concorrer a mais de um cargo aumenta as chances de aprovação — resume.

Também há outros benefícios, sentidos no bolso:

— Permite economizar em taxas de inscrição e concorrer para vagas em todo o Brasil fazendo a prova na minha cidade — lembra ele.

Lelber, que trabalha atualmente como supervisor de ouvidoria em uma empresa, tem conciliado as atividades da função e o estudo para se dar bem na prova, que acontecerá no próximo dia 5.

— Estou atualmente me dedicando à preparação para o CNU cerca de três a quatro horas por dia. Mas peguei férias estrategicamente pra intensificar o estudo recentemente. Aí conseguia focar por 7 a 8 horas por dia — conta Lelber, animado para conquistar a tão sonhada estabilidade no mercado de trabalho.

Nos próximos dias, além dos estudos, Lelber deverá atentar para uma preparação mais burocrática para a prova: desde a emissão do seu cartão de confirmação até a separação da caneta preta ou azul de corpo transparente. O EXTRA traz as dicas para organização dos candidatos, abaixo.

25 de abril

O cartão de confirmação dos candidatos ficará disponível a partir deste dia no Gov.Br, no sistema da Cesgranrio. É a mesma plataforma de inscrição do concurso. A recomendação é que o documento seja impresso, para evitar que problemas com aparelhos eletrônicos prejudiquem o candidato no dia.

Antes de 5 de maio

As provas serão aplicadas em 5.150 locais como escolas e prédios públicos no país. Estude o percurso até o seu destino e programe a saída com bastante antecedência. O concurso pode gerar tráfego intenso nas ruas. E, no Rio, o show da cantora Pop Madonna, na noite anterior, pode prejudicar ainda mais a operação.

5 de maio

As avaliações do CNU serão aplicadas neste dia em dois turnos, iniciados às 9h e 14h30. É preciso ter atenção, no entanto, para não perder uma chance importante por um vacilo: não basta chegar na hora. Os portões dos locais de prova fecharão 30 minutos antes em cada turno.

De manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser feita entre 9h e 11h30.

  • Ensino Superior (blocos 1 a 7): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.

  • Ensino Médio (bloco 8): 20 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos gerais e redação.

De tarde, os portões serão abertos às 13h e fecharão às 14h. A prova deverá ser feita entre 14h30 e 18h.

  • Ensino Superior (blocos 1 a 7): 50 questões objetivas (múltipla escolha) sobre conhecimentos específicos, sendo uma prova diferente para cada bloco temático.

  • Ensino Médio (bloco 8): 40 questões objetivas (múltipla escolha).

O que levar ou não

Cartão de Confirmação - Se não levar impresso, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. O aplicativo pode ser usado mesmo sem internet e é importante que já tenha sido baixado, antes de sair de casa. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

Documento de Identidade original com foto - Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas.

Caneta preta transparente- Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.

Acessórios - É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Por outro lado, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

Alimentação - É permitido levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Eletrônicos - O candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, fones de ouvido, livros, anotações, chaves com alarme, celulares ou similares.

Para ajudar, a Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular. Os envelopes deverão ser lacrados e guardados embaixo da carteira. Mas os aparelhos ainda precisarão estar desligados. Lembre-se de desativar eventuais alarmes!

Atenção!

Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas, após nenhum dos turnos, para casa.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se sair antes, o candidato será eliminado do concurso.

(Com informações do Extra Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_04_2024

SE NÃO BASTASSE DISPONIBILIZAR FARDAMENTO SÓ EM ANO DE ELEIÇÃO, PREFEITURA DE MARACANAÚ PARECE ACHAR POUCO A HUMILHAÇÃO E NÃO ENTREGA O TAMANHO CERTO, E NEM DUAS UNIDADES DE CADA PEÇA; CHEFES DE FAMÍLIAS COM MUITA INDIGNAÇÃO PORQUE ESTUDANTES VÃO TER QUE TODOS OS DIAS, DURANTE ANOS, USAREM UMA MESMA PEÇA DE ROUPA DETONAM A GESTÃO MUNICIPAL, NAS REDES SOCIAIS

Quando a gestão pública não tem o compromisso devido com a população, essa é capaz de mesmo tendo uma grande condição de realizar um serviço público razoável acaba é por deixar muito a desejar e a população indignada, principalmente quando esta passa anos esperando por uma ação da gestão pública, que deveria ser todos os anos. Tem grupo político que mesmo passando muito tempo no poder nunca faz as coisas da forma devida, até mesmo quando uma prefeitura é uma das que mais arrecadam no Estado, por exemplo. Uma má gestão municipal ela é capaz de não está nem aí até com uma área que é um dos pilares da gestão pública, como está acontecendo na educação pública municipal em Maracanaú. ALÉM DAS ESCOLAS E CRECHES COM INFRAESTRUTURA, CONDIÇÕES DE ENSINO E MERENDA ESCOLAR QUE DEIXAM MUITO A DESEJAR, ESTUDANTES NÃO ESTÃO TENDO O SEU DIREITO DE SE VESTIR DIGNAMENTE? Pois é! A prefeitura que parece que comprou fardamento praticamente com tamanho único, e as mães, nas redes sociais, dizem que seus filhos estão se sujeitando a vestirem peças de roupas enormes, e tem casos também que o fardamento fica apertado demais. É muita falta de compromisso, empatia e respeito com a população, pois é possível disponibilizar esse fardamento da forma correta, basta saber dos estudantes e seus responsáveis o tamanho que vestem, bastando  realizar um levantamento durante alguns dias. Para só depois a prefeitura realizar a compra. Era para todos anos ter novo fardamento para estudantes da Rede Pública Municipal, em Maracanaú. O que motivaria mais os estudantes irem para a escola todos os dias. É um absurdo esses já saírem de casa frustrados com um fardamento que devem vestir só porque é obrigatório. Para chegar na escola e não ter as devidas condições para estudarem: infraestrutura, condições de ensino e merenda escolar precárias, isso tudo acontece numa cidade que arrecada uma imensidão. Por isso Maracanaú, vergonhosamente, não se destaca na educação pública. Desta forma, o grupo político que está há duas décadas na prefeitura de Maracanaú continua tirando um bom futuro de dezenas de milhares de maracanauenses, que não tiveram e nem estão tendo a formação escolar digna de uma cidade Polo Industrial. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários