Competências socioemocionais afetam diretamente desempenho de estudantes, revela estudo

Como também em seu bem-estar psicológico, influenciando tanto o progresso acadêmico quanto pessoal

O Instituto Ayrton Senna divulgou nesta sexta-feira, 26, os resultados de um estudo realizado em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que contou pela primeira vez com participação do Brasil. 


A pesquisa revelou que as competências socioemocionais têm um impacto direto não apenas no desempenho acadêmico dos estudantes, como também em seu bem-estar psicológico, influenciando tanto o progresso acadêmico quanto pessoal.


Ao todo, foram avaliadas 15 competências socioemocionais e sua relevância na vida dos estudantes, além de serem analisados os fatores que impulsionam ou dificultam seu desenvolvimento.


No Brasil, o levantamento foi feito na cidade de Sobral, no Ceará, em 2023.  Ao todo, foram mais de 4.500 participantes, incluindo estudantes com idades entre 10 e 15 anos, professores, diretores escolares e pais/responsáveis. 


Na faixa etária de 10 anos, participaram 2.208 estudantes, 219 professores, 55 diretores e 1.032 pais ou responsáveis. Já entre os alunos com 15 anos, participaram 2.343, 287 professores, 25 diretores e 989 pais ou responsáveis. Além do Brasil, participaram da pesquisa Colômbia, Chile, Itália, Japão, Finlândia e Bulgária.


Principais resultados da pesquisa em Sobral

▪︎ Idade: o estudo revela diferenças no desenvolvimento das competências socioemocionais entre estudantes de 10 e 15 anos. Enquanto os mais jovens mostraram um progresso maior em competências como confiança, determinação, assertividade e otimismo, os mais velhos relataram um avanço superior na competência de empatia. Essas disparidades destacam a importância de compreender os fatores que influenciam esse desenvolvimento.


▪︎ Frequência escolar: o relatório também aborda a questão da frequência escolar, ressaltando que os estudantes de Sobral relatam menos faltas em comparação com a média dos países participantes, embora declarem chegar atrasados à escola com maior frequência.

(Com informações do Terra.com)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_04_2024

SE NÃO BASTASSE DISPONIBILIZAR FARDAMENTO SÓ EM ANO DE ELEIÇÃO, PREFEITURA DE MARACANAÚ PARECE ACHAR POUCO A HUMILHAÇÃO E NÃO ENTREGA O TAMANHO CERTO, E NEM DUAS UNIDADES DE CADA PEÇA; CHEFES DE FAMÍLIAS COM MUITA INDIGNAÇÃO PORQUE ESTUDANTES VÃO TER QUE TODOS OS DIAS, DURANTE ANOS, USAREM UMA MESMA PEÇA DE ROUPA DETONAM A GESTÃO MUNICIPAL, NAS REDES SOCIAIS

Quando a gestão pública não tem o compromisso devido com a população, essa é capaz de mesmo tendo uma grande condição de realizar um serviço público razoável acaba é por deixar muito a desejar e a população indignada, principalmente quando esta passa anos esperando por uma ação da gestão pública, que deveria ser todos os anos. Tem grupo político que mesmo passando muito tempo no poder nunca faz as coisas da forma devida, até mesmo quando uma prefeitura é uma das que mais arrecadam no Estado, por exemplo. Uma má gestão municipal ela é capaz de não está nem aí até com uma área que é um dos pilares da gestão pública, como está acontecendo na educação pública municipal em Maracanaú. ALÉM DAS ESCOLAS E CRECHES COM INFRAESTRUTURA, CONDIÇÕES DE ENSINO E MERENDA ESCOLAR QUE DEIXAM MUITO A DESEJAR, ESTUDANTES NÃO ESTÃO TENDO O SEU DIREITO DE SE VESTIR DIGNAMENTE? Pois é! A prefeitura que parece que comprou fardamento praticamente com tamanho único, e as mães, nas redes sociais, dizem que seus filhos estão se sujeitando a vestirem peças de roupas enormes, e tem casos também que o fardamento fica apertado demais. É muita falta de compromisso, empatia e respeito com a população, pois é possível disponibilizar esse fardamento da forma correta, basta saber dos estudantes e seus responsáveis o tamanho que vestem, bastando  realizar um levantamento durante alguns dias. Para só depois a prefeitura realizar a compra. Era para todos anos ter novo fardamento para estudantes da Rede Pública Municipal, em Maracanaú. O que motivaria mais os estudantes irem para a escola todos os dias. É um absurdo esses já saírem de casa frustrados com um fardamento que devem vestir só porque é obrigatório. Para chegar na escola e não ter as devidas condições para estudarem: infraestrutura, condições de ensino e merenda escolar precárias, isso tudo acontece numa cidade que arrecada uma imensidão. Por isso Maracanaú, vergonhosamente, não se destaca na educação pública. Desta forma, o grupo político que está há duas décadas na prefeitura de Maracanaú continua tirando um bom futuro de dezenas de milhares de maracanauenses, que não tiveram e nem estão tendo a formação escolar digna de uma cidade Polo Industrial. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários