Apps de desconto ajudam no orçamento. Veja como funcionam

Levantamento identificou que 22% dos brasileiros usam apps para encontrar ofertas. Lojas e serviços investem em vantagens para atrair clientes, apontam especialistas


Em um mundo onde cada centavo faz diferença, ter um desconto na palma da mão pode ser um bom negócio para o consumidor. De olho nisso, não faltam aplicativos que fazem uma ponte entre o lojista ou serviço e o público. De cupons de desconto e cashback até programas de fidelidade, são várias as opções para atrair o cliente.


Levantamento da Nielsen disponibilizado para a empresa de benefícios Pluxee identificou que 22% dos brasileiros usam aplicativos para encontrar ofertas e 20% aproveitam programas de fidelidade. Já 35% preferem comprar com mais frequência em lojas de desconto.


Para Antônio Aguiar, diretor de estabelecimentos da Pluxee, os números indicam que há um padrão de consumo racional e uma maior busca pela comparação de preços. Isso é resultado de gastos maiores com contas básicas.


— Com o orçamento comprometido com custos fixos, as famílias precisam ajustar seus gastos com as demais despesas. Isso reflete na busca do consumidor por vantagens e descontos na hora das compras. É o famoso “jogo de cintura”, tão presente na vida do brasileiro — afirma.


Se, de um lado, consumidores são beneficiados, do outro, as empresas não ficam para trás. De acordo com o consultor e mentor de varejo da Azo Negócios, Marco Quintarelli, as vantagens são uma estratégia para retenção de clientes, além de identificar o perfil de consumo de cada indivíduo. No fim, todos saem ganhando.


— A plataforma ganha um percentual em cima desse contato e o prestador de serviço (ou a empresa) ganha um cliente novo e uma perspectiva de quem pode realmente se interessar ou não por aquele produto ou serviço — avalia.


O especialista acrescenta que as plataformas também são um meio de ampliar o alcance da marca e dos serviços que oferece. No entanto, ele aponta que há alguns formatos, como os cupons de desconto, que estão na fase inicial no Brasil e que ainda devem se difundir até fazer parte da rotina de compras do consumidor brasileiro.


As plataformas funcionam como vitrines para varejistas e empresas de serviço. Isso porque, além de fidelizar o clientes, apresentam novas opções de marcas. Diante disso, especialistas indicam que cada vez mais os consumidores vão buscar benefícios, e as lojas que não aderirem a programas de vantagens podem ficar para trás.


Empresas devem se adaptar

— Esses canais são os contatos do consumidor com a loja, varejista ou prestador de serviço. Se você não tiver esse canal, a perspectiva de que você tenha o mesmo volume de vendas diminui. Porque o consumidor quer cada vez mais praticidade, conectividade. Ele quer receber essas informações o tempo todo, a casa hora, mesmo que não as utilize — diz Quintarelli.


Para Aguiar, da Pluxee, a construção da reputação no mercado é um ponto valioso no relacionamento com os clientes. No entanto, não são todos os estabelecimentos que se atentam a isso.

— Quando a empresa promete uma vantagem e entrega tudo isso com muita qualidade, os clientes entendem que vale a pena pagar por determinado produto, mesmo que ele esteja sendo cobrado no preço normal, sem promoções — diz Aguiar.


Cuidado para não estourar o orçamento

Cupons de desconto, programas de fidelidade e vantagens na hora das compras são ferramentas que, quando bem utilizadas, beneficiam o consumidor. No entanto, para aquelas pessoas que não têm controle das suas finanças, esses instrumentos podem ser armadilhas, explica Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira.


— Uma pessoa desorganizada financeiramente corre um grande risco, pois pode adquirir algo por impulso, que muitas vezes não necessita ou que não tem condições de arcar com esse custo, o que pode levar ao endividamento descontrolado e à inadimplência — destaca Domingos.

O especialista acrescenta que é importante que as pessoas tenham em mente o orçamento não apenas individual, mas de toda a família, já que as promoções fazem com que os consumidores muitas vezes pensem que precisam de algo que não é uma necessidade ou prioridade no momento. Domingos ressalta ainda que é preciso verificar a confiabilidade da oferta para evitar golpes.



Aplicativos que ajudam a economizar

  1. Ame: plataforma promete devolver parte do dinheiro ao utilizá-la para realizar pagamentos em lojas parceiras. Disponível para dispositivos IOS e Android.

  2. Cuponomia: plataforma oferece cashback e cupons de desconto exclusivos para economizar em mais de 2 milhões de lojas parceiras. Disponível para dispositivos IOS e Android.

  3. Food to Save: através do aplicativo, usuários podem comprar “Sacolas Surpresa” com até 70% de desconto. Elas são compostas por produtos para consumo imediato ou por alimentos que estão fora do "padrão estético". Disponível para dispositivos IOS e Android.

  4. Méliuz: aplicativo oferece desde cupons de desconto e cashback em compras até a devolução de parte do dinheiro na hora de realizar a recarga do celular. Disponível para dispositivos IOS e Android.

  5. Mobo: aplicativo oferece descontos para diversos restaurantes, porém o usuário deve verificar se está disponível para estabelecimentos em sua localidade. Disponível para dispositivos iOS e Android.

6. Oktoplus: com o app, o usuário controla em tempo real seus programas de fidelidade e emite passagens aéreas usando seus pontos. Entre as promessas da plataforma estão a troca de pontos por produtos e um alerta de pontos prestes a vencer. Disponível para dispositivos IOS e Android.

7. Pechinchou: rede social de promoções onde a comunidade compartilha descontos e cupons disponíveis na internet. A Plataforma reúne ofertas das principais varejistas brasileiras. Disponível para dispositivos IOS e Android.

8. Promobit: rede social reúne ofertas das maiores marcas brasileiras, além de oferecer cupons de desconto. Uma das funcionalidades é a criação de uma lista de desejos para que a plataforma sinalize promoções do produto. Disponível para dispositivos IOS e Android.

9. Tiendeo: com a ferramenta, é possível acessar os folhetos de promoções das principais redes de supermercados, lojas de departamento, eletrônicos, farmácias e diversos outros estabelecimentos. Disponível para dispositivos IOS e Android.

10. Zoom: consumidor pode comparar preços em diferentes lojas e ver o histórico de valores de um produto. Além disso, há a funcionalidade "Alerta de preço", onde o cliente escolhe quanto quer pagar por um produto e o app avisa quando o valor diminuir. Disponível para dispositivos IOS e Android.

(Com informações do Extra Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_04_2024

POR QUE AINDA PODE ACONTECER UMA REVIRAVOLTA NA POLÍTICA MARACANAUENSE? MESMO TENDO ENCERRADO, NO ÚLTIMO SÁBADO (6), O PRAZO DE TROCAS DE PARTIDOS E NOVAS FILIAÇÕES DE PRÉ CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024

Todos anos de eleições, a movimentação nas últimas semanas até o final do prazo para quem pretende ser candidato poder trocar de partido, indo para um que dar mais condições de ser vitorioso/a na eleição é intensa. O eleitorado fica muito curioso para seis meses antes do dia da votação já saber o que se concretizou até o final da janela partidária, que em 2024 se encerrou no sábado passado (6). Percebemos cada vez mais que nem sempre já se tenha grandes definições. E que ao longo dos  seis meses, antes da eleição municipal 2024, reviravoltas podem acontecer. Por conta de que cada vez mais os cenários políticos ficam mais complexos para ser definidos. Isso porque os grupos políticos que antes eram muito fortes andam perdendo força, com o surgimento de novos grupos que buscam apresentarem uma nova alternativa, diante a tantos mandatos que deixam muito a desejarem. QUAL A "CARTA NA MANGA" PARA A 2a VIA SAIR DA SINUCA DE BICO QUE ESTAR METIDO? Pois é! De repente a conquista do Deputado Evandro Leitão para ser candidato a prefeito pelo PT em Fortaleza, que aconteceu neste domingo (7), possa ser o início de uma grande onda para políticos que não faz muito tempo que chegaram ao PT possam também conseguirem ser candidatos a prefeito. Oportunizando o PT eleger muitos prefeitos em 2024. Já que com isso o PT conseguirá se fortalecer muito, após a eleição 2024, o que se faz necessário e é fundamental para em 2026 o PT ganhe de novo a eleição para presidente, como defende uma parte do Diretório Nacional. ISSO PORQUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE O PT MUNICIPAL TEM QUE PARAR DE SER SUBMISSO A UM GRUPO POLITICO QUE VIVE COOPTANDO FORCAS POLITICAS, AO CONTRÁRIO JÁ TINHA SIDO ENXOTADO DA PREFEITURA HÁ MUITO TEMPO? Isso mesmo! Já pensou se, em vez disso, o grupo político que mesmo deixando muito a desejar ainda permanece na prefeitura, conseguisse isso fazendo o que é sua obrigação. Deduzimos que dava para termos uma saúde, educação e políticas públicas que poderia ser referência nacional, por conta da grande arrecadação e força econômica que Maracanaú é possuidor. Contudo, nota-se que, a incompetência e a falta de ética é o que se ver muito no grupo que estar na prefeitura desde 2005. Que não são dignos de ir mais uma vez para uma eleição numa disputa com um nome, que sempre foi oposição, agora no partido que comanda o Estado e o País. SABE QUE IRÁ EMBORA DA PREFEITURA MESMO NÉ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários