Greve dos Professores das Escolas Estaduais foi encerrada hoje depois de uma reunião na Assembleia Legislativa

Em reunião tumultuada, professores do CE suspendem greve de 107 dias

Assembleia foi marcada por confusão e tumulto.
Grupo de professores questiona a validade da assembleia.


Uma assembleia entre os professores da rede estadual do Ceará votou pelo fim da greve, na manhã desta terça-feira (9), de acordo com o Sindicato Apeoc, após 107 dias de paralisação. Houve tumulto porque um grupo, favorável à manutenção da greve, questionou a votação. Cerca de 2 mil professores da capital e do interior estiveram presentes no Ginásio Paulo Sarasate para a realização da assembleia.

A decisão vai ser oficializada e comunicada ao governo, conforme o sindicato. Durante a assembleia, os professores discutiram propostas que já haviam sido apresentadas pelo Governo do Estado em 29 de julho, e recusadas no último dia 30. Nesse tempo, o governo não apresentou nova proposta.
O sindicato defende que o governo mantenha o acordo de não descontar as faltas.
Greve
Os trabalhadores da Educação do Estado deflagraram greve em Assembleia Geral da categoria no dia 20 de abril. A paralisação começou oficialmente em 25 de julho com adesão de servidores de todas as regiões do Ceará. No Ceará, há cerca de 13.800 professores efetivos e 10 mil temporários.
Propostas apresentadas
Entre as propostas apresentadas pelo Governo na última rodada de negociações estão aumento na regência de classe para todos os níveis da carreira para efetivos ativos e aposentados, a partir do vencimento base; reajuste de 5% na remuneração dos professores temporários; criação de gratificação de 5% para orientadores e supervisores (ativos e aposentados); assinatura do Decreto da Descompressão (nova carreira do Magistério); além de promoções com e sem titulação.
Já os professores reivindicaram 12,6% de reajuste salarial,  garantia de realização de concurso público, e a revisão da tabela de vencimentos dos funcionários da educação. O reajuste, segundo o sindicato, representa 10,67% de reposição da inflação e 2% de ganho real.
Fonte: G1 Ceará



Comentários